Etapa Nacional do Evento de Práticas Exitosas (2018)

O Hotel Meliá Paulista, em São Paulo, foi o palco de encontro para receber 19 apresentações de professores finalistas da Etapa Nacional  do Evento Práticas Exitosas, no dia 14 de Janeiro de 2019. Contando com a presença de educadores de diferentes lugares do Brasil, é com muito orgulho que damos os parabéns a todos os docentes e escolas que nos inspiraram por meio de projetos com base no Programa Mente Inovadora.

Anunciamos em especial, os professores que conquistaram a primeira colocação em cada categoria

  • Rede Pública: Kátia Rodrigues, do Colégio Municipal Prof. Ruth de Azevedo Silva Rodrigues em Santana de Parnaíba (SP)
  • Rede Privada: Thiago Coutinho Rodrigues  do Centro Educacional Casulo em Rio das Ostras (RJ)
  • Ensino Médio de Pernambuco: Rita de Cássia, da Escola Maria da Conceição Rego B. Lacerda em Recife (PE)

Todos eles foram premiados com uma viagem para acompanhar a edição de 2019 da The Mind Olympics, competição internacional de jogos de raciocínio, em Budapeste, na Hungria.

Projetos originais

Entre os principais critérios de seleção, estavam a originalidade dos projetos, o nível de dedicação dos professores e também o engajamento dos alunos. Todos eles usaram como base de referência os métodos metacognitivos, que ensinam competências e habilidades socioemocionais, assim como os Jogos de Raciocínio do Programa MenteInovadora.

A professora Kátia Rodrigues, responsável pelo primeiro lugar da Rede Pública, se destacou com o projeto “CriAtivAmente”, que instigou alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a construir rimas por meio do livro “A Girafa Gerusa”. Um dos principais benefícios para as crianças foi o desenvolvimento da consciência fonológica.

Já na categoria Rede Privada o professor Thiago Coutinho Rodrigues criou o projeto “África: o berço do Mancala, onde a aprendizagem transcende a sala de aula” voltado para alunos do 6º ano. Juntos eles puderam refletir sobre questões de Matemática, História e Geografia em torno do torno do continente africano e sua cultura. Muito engajado, ele ainda passou um dia vestido de múmia só para ajudar os alunos a entrarem no clima do Egito!

Por fim, na Rede Pública de Pernambuco, o destaque foi para a professora Rita de Cássia que trabalhou o projeto:  Jogo Poooolies e a localização de um ponto no Plano. Rita desenvolveu a capacidade dos alunos de localização de um ponto no plano cartesiano. A professora também facilitou o aprendizado de funções de primeiro grau.

Leia nos links abaixo todos os projetos em mais detalhes, incluindo o dos professores vencedores.

Projetos Rede Privada
Projetos Rede Pública
Projetos de Pernambuco

A Educação Brasileira em destaque

 Além das apresentações e da grande premiação final, o evento também foi uma oportunidade para o debate em torno da educação brasileira.

Na ocasião, se reuniram professores, diretores, formadores, educadores, secretários de educação, entre eles a professora Ana Carolina Ferreira, Gerente de Projetos Educacionais do Ensino Médio no estado de Pernambuco.

A programação do evento trouxe também mesa redonda sobre os índices de avaliação na educação básica mediada pelo educador Mozart Neves, do Instituto Ayrton Senna, com a presença da Prof. Ana Carolina, representando a secretária executiva do Estado de Pernambuco, Ana Selva; do Secretário da Educação de Santana do Parnaíba, Clécius Wanderley; e do diretor geral da Rede Santa Monica, Adelino Ferreira.

“Em Pernambuco, conseguimos nos manter acima da média nacional no IDEB e temos investimento em ações como escolas em tempo integral e técnico, assim como na elaboração de currículo próprio para o estado, com base na Base Nacional Comum Curricular”, afirma a professora Ana Carolina Ferreira.

No último painel, a primeira infância foi discutida com a a mediação da Sandra Garcia, Diretora Pedagógica da Mind Lab e as participações de Rogério Morais, diretor Executivo de Gestões Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação do Recife; Gilzane Santos Machi, Secretária Adjunta de Santo André; Maridalva Santos, Secretária Adjunta da Secretaria da Educação do Município de Maceió; Justina Iva, Secretária de Educação do Município de Natal (RN) e Dr Daniel Santos, da Universidade de Ribeirão Preto.

“É uma honra para nós conhecer projetos transformadores de professores que fazem dos jogos instrumentos de conexão entre a sala de aula e a vida dos estudantes. A troca de experiências positivas é fundamental para encontrarmos juntos os caminhos de evolução significativa na educação”, afirma Sandra Garcia, diretora pedagógica da Mind Lab. No Brasil, há 5.000 professores capacitados para aplicar a metodologia da Mind Lab em 17 estados brasileiros.A Mind Lab agradece a todos que participaram e contri

Veja outras publicações