Práticas Exitosas – Edição Ensino Privado

Parabéns aos professores finalistas de Práticas Exitosas 2018 do Ensino Privado! Após muita dedicação ao desenvolvimento de seus alunos, educadores de todo o Brasil recebem o reconhecimento da Mind Lab por seu trabalho com a metodologia do Programa MenteInovadora.

Nesta etapa, foram 5 os finalistas de diferentes regiões do país, que agora irão concorrer entre si ao primeiro lugar da categoria.

Apesar dos diferentes projetos e abordagens de ensino, todos aproveitaram os jogos e métodos para ensinar conteúdos de diferentes matérias. Além da interdisciplinaridade, o trabalho em grupo e a evolução das habilidades socioemocionais foram um ponto em comum que permitiu a transcendência dos alunos de maneira integral.

Os finalistas da Edição Privada e seus respectivos projetos foram:

  1. IDA FLÁVIA FALCÃO PINTO

Escola: Instituto Helena Lubienska – Recife (PE)

Projeto: Uso das Redes Sociais: Por que alguns estudantes utilizam a prática do bloqueio?

Turmas: 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano

Através do Jogo Quoridor, que utiliza táticas de bloqueio em sua estratégia, os alunos puderam fazer uma análise sobre questões éticas em torno do bloqueio de seus colegas em redes sociais. Além disso, juntos, eles refletiram sobre sua postura de comunicação online com um todo.

Em paralelo, de acordo com uma pesquisa em torno das motivações dessa atitude, foram trabalhados conteúdos matemáticos por meio de porcentagens, tabelas e gráficos.

“Segundo a pesquisa, eles bloqueiam alguém nas redes sociais quando são irritados e desrespeitados. Chegamos à conclusão que BLOQUEAR totalmente uma pessoa nas redes sociais também pode ser classificado como um jogo sujo, igual ao QUORIDOR, e que algumas vezes devemos perdoar os amigos que têm esse tipo de atitude.”

  1. LUCIANA B. S. BIZZARRO

Escola: Colégio Metodista – Bertioga (SP)

Projeto: Sonho

Turma: 6º ano

O projeto sonho permitiu que os alunos planejassem uma estratégia para realizar seus objetivos usando recursos como tempo e dinheiro.

Os jogos envolvidos foram Pirâmide e Passagem Subterrânea, apoiados pelo método do Semáforo e com as estratégias ‘Economizando Recursos’ e ‘Investimento A Longo Prazo’.

“Com esses valores em mãos, calcularam em quanto tempo desejariam que o sonho acontecesse e, para finalizar, quanto precisariam economizar para realizar este sonho.”

  1. THIAGO COUTINHO RODRIGUES

Escola: Centro Educacional Casulo – Rio das Ostras (RJ)

Projeto: África: o berço do Mancala, onde a aprendizagem transcende a sala de aula

Turma: 6º ano

Enquanto berço da humanidade, estudos sobre a África e o Egito em particular, focaram no entendimento dessas civilizações. Também por meio da interdisciplinaridade, diferentes conceitos foram aplicados ao mesmo tempo, como por exemplo, o ensino de frações através do cálculo das cheias do rio Nilo.

“Utilizamos réplicas gigantes do jogo Mancala e do jogo Pirâmide para trabalhar questões de Matemática, História e Geografia. Trouxemos elementos da cultura africana que estão presente dentro do conteúdo curricular mas que, por muitas vezes, não recebem o devido reconhecimento.

Foram muitos os métodos durante esse longo processo, não havia como segregar conhecimento. Mas, sem dúvidas,  os métodos mais utilizados foram: Tentativa e Erro, Detetive e Espelho.”

  1. JOHN KENNEDY

Escola: Colégio São José – Formosa (GO)

Projeto: Jogo da Vida

Turma: Ensino Fundamental II

Nesta atividade, os alunos foram convidados a fazer um trabalho de autoconhecimento olharem para si mesmos e suas vidas. Também tiveram a oportunidade de se expressar sobre seus anseios e desafios, além de sua relação com a família e amigos.

“Para desenvolver essa atividade, iniciei com uma frase no quadro “JOGO DA VIDA” – O que preciso? O que quero?

A partir dessa frase norteadora, abrimos um debate, o qual conduzi levando-os a refletir que viver é um jogo. Logo, ganhamos e perdemos. Os ajudei a refletir sobre suas frustações e sobre os êxitos. Refletiram sobre o papel deles na vida da família e da sociedade. Discutimos sobre a influência da opinião do outro.”

  1. ANDRESSA KUNKEL SULIMAN

Escola: Colégio Evangélico Rui Barbosa – Giruá (RS)

Projeto: Transcendência com A Família

Turma: Jardim de Infância

A participação da família foi parte fundamental da realização do projeto. As crianças usaram um caderno chamado “Transcendência com a Família” para dar continuidade em casa, às atividades desenvolvidas em sala de aula a partir do Jogo Tic Tac Toe.

“A cada semana (especificamente na quarta-feira), um(a) aluno(a) era selecionado(a) para levar o caderno para casa e trazê-lo, na semana seguinte, com as tarefas concluídas, para apresentá-las na roda de conversa aos colegas da turma.”

Rumo à etapa Nacional

Os docentes acima que alcançaram a primeira colocação em cada região, irão disputar a etapa nacional em sua categoria, assim como os finalistas de Pernambuco e também do Ensino Público, em 14 de Janeiro de 2019, em São Paulo.

A Mind Lab se orgulha em fazer parte dessa trajetória de amor pela educação junto com tantos professores exemplares!

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