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Eleve a educação do seu município

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Benefícios do MenteInovadora
para as cidades

Benefícios do MenteInovadora
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De alunos e famílias impactadas

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Como funciona a contratação
com a Mind Lab?

A comercialização do Programa MenteInovadora ocorre após a aprovação orçamentária, técnica e jurídica dos municípios. Uma vez aprovada a compra, o contrato é assinado e todo o processo de contratação ocorre em conformidade com a Lei nº 14.133/2021, que estabelece normas gerais de contratação direta pelas Administrações Públicas sem a necessidade de licitação.

O Programa MenteInovadora, por se tratar de um método de aperfeiçoamento com características próprias, não possui concorrente direto, portanto, não passa por processo licitatório.

A Mind Lab é a única empresa, em território nacional, que disponibiliza conteúdos alinhados com a nova BNCC- Base Nacional Comum Curricular, que possibilitam mudanças na prática pedagógica e auxiliam na aprendizagem integral dos alunos de forma colaborativa.

Da inexigibilidade de licitação

Como é do conhecimento de todos, para a realização de um certame licitatório pela Administração Pública há um requisito essencial, qual seja: a possibilidade de competição, a disputa entre potenciais fornecedores, a fim de que seja obtida a proposta mais vantajosa segundo critérios objetivos estabelecidos no edital.

Conforme estabelece o artigo 25 “caput” da Lei Federal nº 8.666, de 1993, com correspondência no artigo 74 da Lei nº 14.133/2021, “é inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição”, ou seja, determina a norma jurídica que a Administração se exima de realizar certame licitatório caso identifique que a contratação de determinado objeto não ensejará disputa entre licitantes.

E o próprio artigo de Lei, em seus incisos, exemplifica situações nas quais se caracteriza a inviabilidade de competição. Portanto, é dever do gestor público promover a contratação por inexigibilidade.

O inciso I do dispositivo acima trata do fornecedor exclusivo, onde é determinado que não poderá haver licitação: “para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes”.

A simples leitura do inciso I possibilita concluir que os seguintes requisitos precisam ser observados a fim de caracterizar o fornecedor exclusivo:

• que não haja outro fornecedor do objeto; e

• que a exclusividade seja comprovada (atestada) por entidade competente para tanto.

Baixe a documentação para implementação do
Programa MenteInovadora
Clique aqui
Diferença entre inexigibilidade
e dispensa de licitação

Inexigibilidade de Licitação: Quando a realização de licitação é inviável devido às características específicas do objeto a ser contratado. Em outras palavras, a licitação não ocorre porque só existe uma opção viável para atender às necessidades da administração pública. Ou seja, inexigibilidade acontece quando não há concorrência real.

Dispensa de Licitação: Já a dispensa de licitação acontece quando a lei autoriza o administrador público a não realizar a licitação, mesmo que haja empresas interessadas em participar. Isso pode ocorrer por diversas razões, como situações de emergência, compras de pequeno valor ou quando a competição não é vantajosa para a administração pública. Ou seja, há a possibilidade de competição, mas a lei permite que o processo seja dispensado em determinadas circunstâncias.

Leve o Programa MenteInovadora
para o seu município
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<p><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Ao promover o desenvolvimento socioemocional dos alunos, a metodologia Mind Lab ensina a respeitar e a viver a diferença, a mediar conflitos e a pensar antes de agir, diminuindo a indisciplina e a violência no ambiente escolar. As crianças e os jovens aprendem a lidar com suas emoções, a entender as motivações uns dos outros e a respeitar o espaço e as opiniões de cada um. E as turmas antes consideradas desafiadoras se tornam mais tranquilas e focadas no aprendizado.</span></span></span></span></p>

Redução de conflitos e bullying

Ao promover o desenvolvimento socioemocional dos alunos, a metodologia Mind Lab ensina a respeitar e a viver a diferença, a mediar conflitos e a pensar antes de agir, diminuindo a indisciplina e a violência no ambiente escolar. As crianças e os jovens aprendem a lidar com suas emoções, a entender as motivações uns dos outros e a respeitar o espaço e as opiniões de cada um. E as turmas antes consideradas desafiadoras se tornam mais tranquilas e focadas no aprendizado.

<p><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">O material do aluno disponibilizado pelo MenteInovadora contém quatro livros e um jogo que é utilizado em sala de aula e passa a ser propriedade do aluno. A partir disso, as crianças podem jogar em casa e envolver os familiares na prática. Deste modo, os pais passam a participar mais do processo educacional do filho.</span></span></span></span></p>

Participação das famílias na aprendizagem

O material do aluno disponibilizado pelo MenteInovadora contém quatro livros e um jogo que é utilizado em sala de aula e passa a ser propriedade do aluno. A partir disso, as crianças podem jogar em casa e envolver os familiares na prática. Deste modo, os pais passam a participar mais do processo educacional do filho.

<p><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Das 10 competências gerais que norteiam os fundamentos pedagógicos da Base Nacional Comum Curricular, quatro são focadas no desenvolvimento de competências socioemocionais. O Programa MenteInovadora ajuda a sua escola a desenvolver nos alunos as habilidades pedidas pelo documento. E as turmas antes consideradas desafiadoras se tornam mais tranquilas e focadas no aprendizado.</span></span></span></span></p>

Adequação à BNCC

Das 10 competências gerais que norteiam os fundamentos pedagógicos da Base Nacional Comum Curricular, quatro são focadas no desenvolvimento de competências socioemocionais. O Programa MenteInovadora ajuda a sua escola a desenvolver nos alunos as habilidades pedidas pelo documento. E as turmas antes consideradas desafiadoras se tornam mais tranquilas e focadas no aprendizado.

<p><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">O professor tem papel fundamental na aplicação da Educação Socioemocional na escola. E para que possa desempenhar bem a sua função em sala de aula, ele precisa ser preparado com embasamento teórico e com desenvolvimento de prática pedagógica. Com o programa MenteInovadora, todos os professores passam por formação inicial com 20 horas de carga horária.. Recebem material didático e permanecem em formação contínua com o time de especialistas da Mind Lab.</span></span></span></span></p>

Professores mais felizes e engajados

O professor tem papel fundamental na aplicação da Educação Socioemocional na escola. E para que possa desempenhar bem a sua função em sala de aula, ele precisa ser preparado com embasamento teórico e com desenvolvimento de prática pedagógica. Com o programa MenteInovadora, todos os professores passam por formação inicial com 20 horas de carga horária.. Recebem material didático e permanecem em formação contínua com o time de especialistas da Mind Lab.

<p><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Segundo estudos realizados pela Inade, com o MenteInovadora os alunos se sentem mais preparados para os desafios cotidianos , como também possuem uma melhoria no desempenho nas avaliações dos componentes curriculares, fazendo com que as escolas alcancem o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica.</span></span></span></span></p>

Melhores resultados no IDEB

Segundo estudos realizados pela Inade, com o MenteInovadora os alunos se sentem mais preparados para os desafios cotidianos , como também possuem uma melhoria no desempenho nas avaliações dos componentes curriculares, fazendo com que as escolas alcancem o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica.

<p style="text-align: JUSTIFY;">Os Métodos Metacognitivos são criações da Mind Lab. Nomeados por metáforas, organizam as funções executivas e cognitivas do cérebro. Ao todo são 10 métodos que promovem, entre outras coisas, o pensamento crítico, capacidade de resolução de problemas, curiosidade, automotivação, autoconhecimento e trabalho em equipe.</p>

Métodos Metacognitivos

Os Métodos Metacognitivos são criações da Mind Lab. Nomeados por metáforas, organizam as funções executivas e cognitivas do cérebro. Ao todo são 10 métodos que promovem, entre outras coisas, o pensamento crítico, capacidade de resolução de problemas, curiosidade, automotivação, autoconhecimento e trabalho em equipe.

<p style="text-align: JUSTIFY;">O professor-mediador vai além da ideia do ensino apenas como uma mera transmissão de conhecimentos. Deste modo, esse pilar se apoia no conceito de que o conhecimento é uma construção que se dá nas interações entre aluno e professor. Sendo assim, no programa MenteInovadora o professor-mediador é comprometido com a construção do conhecimento, com o desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos para um aprendizado repleto de significados.</p>

Professor mediador

O professor-mediador vai além da ideia do ensino apenas como uma mera transmissão de conhecimentos. Deste modo, esse pilar se apoia no conceito de que o conhecimento é uma construção que se dá nas interações entre aluno e professor. Sendo assim, no programa MenteInovadora o professor-mediador é comprometido com a construção do conhecimento, com o desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos para um aprendizado repleto de significados.

<p style="text-align: JUSTIFY;">São mais de 70 jogos de raciocínio com elementos lúdicos presentes nas culturas infantis e juvenis e trazem situações-problema concretas que mobilizam os estudantes a utilizar (e assim, desenvolver) suas habilidades cognitivas, emocionais, sociais, éticas - enquanto jogam. Estratégias e Métodos Metacognitivos (formas organizadas de lidar de maneira eficiente com diferentes aspectos da situação) são construídos conjuntamente com os alunos. Essas ferramentas internas são aplicadas no jogo e reflexões sobre como utilizá-las na vida são provocadas pelas mediações dos professores.</p>

Jogos de raciocínio

São mais de 70 jogos de raciocínio com elementos lúdicos presentes nas culturas infantis e juvenis e trazem situações-problema concretas que mobilizam os estudantes a utilizar (e assim, desenvolver) suas habilidades cognitivas, emocionais, sociais, éticas - enquanto jogam. Estratégias e Métodos Metacognitivos (formas organizadas de lidar de maneira eficiente com diferentes aspectos da situação) são construídos conjuntamente com os alunos. Essas ferramentas internas são aplicadas no jogo e reflexões sobre como utilizá-las na vida são provocadas pelas mediações dos professores.