Uma das maiores alegrias de um professor é ver seu aluno aprendendo. Quando ele atinge esse objetivo, ele se sente realizado. E quando essa conquista se estende à classe toda, às várias turmas, o professor pode dizer, com orgulho, que está cumprindo sua missão.

Há vários anos o Programa MenteInovadora vem ajudando professores de todo o Brasil a alcançar esse sentimento. Suas aulas dinâmicas e envolventes, seus jogos que ensinam ao mesmo tempo em que divertem, seus métodos metacognitivos que garantem a transcendência do conhecimento para a vida são grandes aliados na tarefa de guiar o aluno na construção do conhecimento. E são, também, ferramentas importantes para ajudar o próprio professor a ressignificar sua prática pedagógica.

Em nossas formações pelo Brasil afora, nós da Mind Lab fomos nos surpreendendo com a velocidade e a capacidade de transformação dos professores. Assim que aprendiam a trabalhar com o Programa MenteInovadora, eles agregavam aos novos conhecimentos a experiência acumulada por anos de prática na sala de aula para criar projetos pedagógicos inspiradores, que contemplavam a realidade dos alunos para conferir ainda mais significado ao conhecimento.

Inspirados por essa vitalidade, por essa capacidade de transformação, nós decidimos criar o evento “Práticas Exitosas”. Mais do que premiar os melhores trabalhos – uma tarefa bastante desafiadora diante da imensa qualidade dos projetos inscritos – o objetivo maior é dar visibilidade a esses trabalhos, permitir que os projetos bem-sucedidos sejam divulgados e possam ser replicados por outros professores com realidades semelhantes.

Para nossa primeira edição, elegemos a região Nordeste como palco. Durante o mês de dezembro, seletivas regionais foram realizadas em quatro estados da região. E os cinco vencedores regionais foram a São Paulo, no dia 15 de janeiro, para a grande final. 

Os contemplados foram os professores Jacira Maria da Silva, da rede municipal de Maceió, Valneide Dantas e Vilalba Lucena, da rede estadual da Paraíba, Jonathan Ferreira, da rede estadual do Rio Grande do Norte, Danielle Clívia da Silva, da rede municipal do Recife, e Mirela Monteiro e Milena Fabrini, da rede municipal do Natal. Em São Paulo, eles tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos para a equipe de formadores da Mind Lab  de todo o Brasil.

Ao final do evento, os formadores elegeram o trabalho do professor Jonathan Ferreira como o grande vencedor. Como prêmio, Jonathan e sua turma viajarão para a Turquia, onde representarão as escolas públias brasileiras na X Olimpíada Internacional Mind Lab.

 

 

Programa MenteInovadora.
Ideal para escolas com
foco nas habilidades socioemocionais

Descubra porque
as habilidades
socioemocionais
educam para a vida

Fique por dentro do que acontece na Educação Socioemocional?

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial