Estudantes brasileiros são bicampeões na competição internacional The Mind Olympics, na Turquia!

[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.0.98″ background_layout=”light”]

Entre os dias 10 e 13 de junho, tivemos a oportunidade de acompanhar um dos momentos mais marcantes de 2018 para a Mind Lab, a competição internacional The Mind Olympics, realizada esse ano na Turquia já em sua 13ª edição.

O torneio contou com a participação de 6 países ao todo (Brasil, Inglaterra, Austrália, Romênia, Turquia e Panamá). Nesta fase final, participaram os alunos do Instituto Eros Gustavo, do município de Contagem (MG) pela rede privada e também da EMEF Visconde de Mauá, do município de Portão (RS) pela rede pública.

Lembrando que ambas as equipes se destacaram entre os 850 alunos de 142 escolas que participaram da X Olimpíada de Raciocínio Mind Lab no Brasil. A última etapa nacional aconteceu em 05 de Maio de 2018, em um evento realizado na capital paulista.

A grande novidade do ano durante o torneio mundial, e para nossa feliz surpresa, foi ver os estudantes brasileiros vencendo em 1º e 2º lugar respectivamente!  O Instituto Eros Gustavo ficou em primeiro lugar com os alunos Amanda Coura Fernandes, Matheus Henrique Mendes Rodrigues, Emanuel de Paula Santos e Tiago Araújo Vidal. Com o resultado, o Brasil leva o título pela segunda vez desde o início do torneio internacional.

Os alunos Adriéli Hesper de Vargas, Eduarda de Godói Santos, Guilherme Oliveira de Oliveira, Ricardo Dias Dettemborn da EMEF Visconde de Mauá, ficaram logo em segundo. Foi muito emocionante ver as duas equipes brasileiras disputando a grande final!

   

    

Apesar do resultado, a maior vitória conquistada foi testemunhar as crianças colocando em prática os aprendizados da metodologia do Programa MenteInovadora. Afinal a Olimpíada é muito mais do que uma competição de jogos de raciocínio, mas acima de tudo uma oportunidade de testar as diversas habilidades socioemocionais que envolvem a dinâmica de ganhar, perder e aprender através dos desafios.

No fim, foram as histórias e emoções por trás das Olimpíadas, que revelaram a força de vontade e o foco para vencer. Pequenas histórias como por exemplo a do Emanuel Paula de Santos, aluno do 6º ano do Instituto Eros (MG), que teve a maior pontuação através do jogo Octi.

Ao andar de avião pela primeira vez durante a viagem para a Turquia, ele sentiu medo e precisou do apoio do amigo Tiago até se tranquilizar, o que demonstra a importância do apoio emocional e da amizade enquanto valores essenciais a serem cultivados. Já na Turquia, mas ainda antes de vencer, ele também reforçou sua confiança ao afirmar: “Tudo o que você quiser, você consegue. É só você persistir e ter esperança, garra e determinação”.

O papel dos educadores nesse momento, assim como durante as aulas, também foi essencial. De acordo com Professor Jonathan Ferreira de Melo (RN), vencedor do I Práticas Exitosas Ed. Nordeste: “O processo de mediação foi constante. Durante as partidas era comum as crianças ficarem tensas. Mas eu sempre lembrava a importância de manter a calma e os métodos do MenteInovadora como parar, pensar e agir, além de controlar as emoções assim como um equilibrista.”

Em geral, entre os métodos metacognitivos utilizados, os mais citados entre os estudantes e educadores foram o do Semáforo que convida à reflexão antes do agir e também o das Aves Migratórias, que reforça o espírito de equipe e a união.

Após tantas etapas que se iniciaram desde o ano passado em 2017, vale reforçar a importância da paciência e persistência para se atingir os objetivos maiores, como uma conquista internacional.

Parabéns aos nossos alunos que representaram tão bem o Brasil e trouxeram a vitória para casa!

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Veja outras publicações