Programa de Ensino
O Programa de Ensino da Mind Lab está organizado de acordo com a faixa etária dos estudantes, respeitando as características individuais de cada um e as particularidades do currículo das Escolas.
Programa de Ensino
Ensino Fundamental

No Ensino Fundamental I, séries iniciais (1º e 2º anos), o processo tem como foco as necessidades do primeiro ciclo da Educação Básica: alfabetização (entendida como construção dos instrumentos internos para lidar com linguagem, matemática, jogo…), formação de conceitos básicos, organização inicial de procedimentos investigativos e de operações concretas.

Objetivos Gerais:

  1. Favorecer a passagem do pensamento pré-operatório para o operatório.
  2. Estimular a inserção no mundo regrado.
  3. Favorecer a consolidação das primeiras operações concretas de pensamento.
  4. Desenvolver estratégias de ação reguladas pelas regras do jogo e pelas jogadas do outro.
  5. Incentivar o planejamento e a execução organizada.
  6. Estimular o estilo interrogativo.
  7. Construir estratégias de pensamento organizado.
  8. Desenvolver a habilidade de análise e comparação.
  9. Aprender a lidar com atitudes e sentimentos ligados aos jogos de regras (esperar a vez, frustração de perder, euforia de ganhar, entre outros).
  10. Aprimorar a socialização.
  11. Desenvolver o espírito de equipe.
   
         
   

Nas séries finais do Ensino Fundamental I, o foco passa a ser o uso dos instrumentos internos em situações-problema concretas. A passagem de ciclos ocorre durante o 6º ano, acompanhando a organização da Educação no Brasil. Durante o Fundamental II, o processo é focado nas necessidades próprias à entrada na adolescência (aspectos sociais e emocionais), como por exemplo: tomada de decisões para o planejamento do futuro, uso dos instrumentos internos em situações-problemas mais complexos, maior abstração etc.

Objetivos Gerais:

  1. Favorecer a consolidação das operações concretas de pensamento.
  2. Aprimorar as estratégias de ação reguladas pelas regras do jogo e pelas ações do outro.
  3. Desenvolver a habilidade de lidar operatoriamente com as regras dos jogos.
  4. Auxiliar na superação dos limites do pensamento concreto.
  5. Aprimorar habilidades de comunicação – captação, análise e expressão da informação.
  6. Promover o desenvolvimento de estratégias para o planejamento e a execução ordenada de ações.
  7. Estimular o reconhecimento e a administração de recursos disponíveis.
  8. Desenvolver a habilidade de lidar com a frustração e com a satisfação.