Metodologia
A Mind Lab desenvolveu uma Metodologia inovadora que tem alcançado resultados comprovados, ao redor do mundo, no desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e éticas em crianças e jovens.
Metodologia
Pilares

A Metodologia Mind Lab está sustentada por três pilares: os Jogos de Raciocínio, os Métodos Metacognitivos e o Professor Mediador. Com base nessa essência, o desenvolvimento das aulas compõe-se de três etapas: a prática de jogos de raciocínio, a utilização de Métodos e a transferência para situações do cotidiano. O processo começa com os estudantes jogando os jogos de raciocínio e melhorando competências e conhecimentos que serão úteis em situações da vida real, com a Metodologia Mind Lab funcionando com uma ponte entre eles.

A Metodologia Mind Lab em ação – como ela funciona?

Primeira etapa: aprender um novo jogo de raciocínio, os conceitos-chave e as estratégias relacionadas ao jogo.

Jogos de raciocínio criam um ambiente de aprendizagem estimulante, em que os estudantes lidam com desafios cognitivos, emocionais, sociais e éticos e a Metodologia Mind Lab fornece ferramentas para lidar com esses desafios. A Metodologia ajuda os estudantes a se familiarizarem com as estratégias e conceitos importantes nos jogos, como por exemplo: pontos estratégicos para o controle da situação, gerenciamento de recursos, gratificação adiada, uso de táticas e estratagemas, pensamento sistemático, cooperação, harmonia e muitos outros. Os estudantes aplicam essas estratégias e melhoram seu jogo, internalizando conceitos estudados durante o processo. Essas estratégias e os conceitos subjacentes formam a base para a próxima fase da aplicação da Metodologia.

Segunda etapa: estudar um Método Metacognitivo

Nesta fase, os estudantes conhecem os Métodos extraídos das estratégias e conceitos estudados durante o jogo. Esses Métodos foram desenvolvidos pelo Grupo Mind Lab nas últimas décadas e lidam com a melhoria das competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas. Dentro de cada uma destas competências, diferentes habilidades são desenvolvidas.

Terceira etapa: transferência para a vida real

O mediador da Metodologia Mind Lab explora como os métodos e demais aprendizagens construidas nas aulas podem ser aplicados em diversas áreas em nossas vidas. A compreensão vai além das fronteiras do jogo e assume significados mais amplos. Este processo de “transferência” é uma das essências da Metodologia, permitindo a extrapolação do que foi aprendido com jogos em situações do cotidiano.