Metodologia
A Mind Lab desenvolveu uma Metodologia inovadora que tem alcançado resultados comprovados, ao redor do mundo, no desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e éticas em crianças e jovens.
Metodologia
Pesquisas

No campo acadêmico, foram realizados diversos projetos de pesquisa educacional em parceria com renomadas universidades e institutos de pesquisa, incluindo a Universidade de Yale (Estados Unidos), Universidade de Northumbria (Inglaterra), Instituto IPRASE (Itália) e Instituto INADE (Brasil), entre outros. Estes estudos pioneiros visam contribuir com o desenvolvimento e mensuração de habilidades cognitivas e não cognitivas por meio de uma plataforma de avaliação de aprendizagens.

Tanto a experiência de campo quanto as pesquisas revelaram que o contato com Metodologia Mind Lab melhora significativamente o rendimento em avaliações e sondagens de habilidades verbais e matemáticas, juntamente com outras importantes habilidades para o domínio da leitura e da escrita, tais como interpretar e analisar, que são de grande valia também para o cotidiano.

Estudo inédito 2014: o último estudo “Avaliação Integrada de Matemática, Habilidades Socioemocionais e Resolução Colaborativa de Problemas”, realizado com mais de 3.000 estudantes brasileiros, acaba de ter a sua primeira fase concluída e traz dados significativos. Além da avaliação de proficiências e habilidades cognitivas, este estudo online incorporou um inovador diagnóstico dos níveis de habilidades socioemocionais e capacidade de trabalhar em grupo, trazendo relatórios personalizados com recomendações para melhor desenvolvimento de cada um dos alunos. O cruzamento de dados evidenciou, por exemplo, que quanto maiores os níveis de “ansiedade em relação a avaliações” e de “uso de estratégias para resolver problemas”, piores foram os desempenhos em Matemática. Clique aqui para ler o artigo na íntegra

Estudo Internacional Mind Lab/INADE 2013: “Contribuições da Metodologia Mind Lab na transformação dos protagonistas da escola do século XXI”. Clique aqui para ler o artigo na íntegra.

Estudo Internacional Mind Lab/INADE 2012: “O prazer de Ensinar e Aprender: contribuições de uma Metodologia no aprimoramento das práticas pedagógicas”. Clique aqui para ler o artigo na íntegra.

Estudo Internacional Mind Lab/INADE 2011: “Saltos de Aprendizagem: o percurso de uma Metodologia inovadora em Educação”. Clique aqui para ler o artigo na íntegra.

Estudo Internacional Mind Lab/INADE 2010: “A Metodologia do Projeto MenteInovadora no desenvolvimento de habilidades em alunos de 5º ano do Esnino Fundamental: o professor faz a diferença nas demandas do Século XXI”. Clique aqui para ler o artigo na íntegra.

Estudo Internacional Mind Lab/INADE 2009: “Impacto do desenvolvimento de habilidades por meio da aplicação da Metodologia do Projeto MenteInovadora: um estudo em alunos de 5º ano do Ensino Fundamental”. Clique aqui para ler o artigo na íntegra.

Estudo Internacional Universidade de Yale 2004: “Um currículo que ensina habilidades de raciocínio pode melhorar o desempenho em testes padronizados?”. Este estudo conclui que o aprendizado de princípios estratégicos, que orientam o raciocínio em situações de complexa escolha, melhora a performance nos jogos de raciocínio e também nos testes de habilidade verbal e de matemática. Clique aqui para ler o artigo na íntegra.