Metodologia
A Mind Lab desenvolveu uma Metodologia inovadora que tem alcançado resultados comprovados, ao redor do mundo, no desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e éticas em crianças e jovens.
Metodologia
Objetivos

A Metodologia Mind Lab é um sistema para o desenvolvimento de habilidades de raciocínio e outras habilidades para a vida. O coração da Metodologia Mind Lab é a noção de que a maneira mais eficaz de aprender é através de uma experiência imediata e autêntica que nos deixa querendo mais. O jogo é o exemplo perfeito de uma tal experiência – é divertido, envolvente e emocionante e, portanto, estimula o envolvimento. Também proporciona um terreno fértil para a formação e aplicação das habilidades de raciocínio e habilidades para a vida.

Desenvolvimento da Consciência: A consciência do processo de raciocínio é essencial para o crescimento pessoal em todas as áreas da vida. A Metodologia enfatiza a metacognição e explora as potencialidades do pensar de uma maneira reflexiva. Ao examinarem seu processo de raciocínio, as crianças e os jovens desenvolvem progressivamente sua autonomia. Esta consciência do processo de raciocínio aumenta as possibilidades de desenvolver novas formas de pensar sobre si mesmos.

Desenvolvimento da Habilidade de Raciocínio: Na Era da Informação na qual vivemos, uma ênfase crescente é dada às habilidades fundamentais de raciocínio. A Metodologia desenvolve uma grande diversidade de habilidades: estratégias para proposição e solução de problemas, tomada de decisão, processo de investigação, habilidades verbais e de comunicação, entre outras.

Fortalecimento de Habilidades Sociais e Emocionais: A experiência do jogo é uma ferramenta significativa para o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e éticas. Ela nos proporciona vivenciar situações envolvendo cooperação e competição, vitória e derrota, acerto e erro, aceitar regras, trabalhar em equipe, possibilitando assim oportunidades de lidar melhor com as emoções e aprimorar a determinação, persistência e autodisciplina.

Transferência Interdisciplinar: A habilidade de realizar transcendências, fazer composições entre diferentes áreas do conhecimento, é considerada, por muitos pesquisadores, a mais importante no processo de aprendizagem. Através da Metodologia, as crianças e os jovens desenvolvem suas habilidades para construir conexões entre diferentes e variados campos do pensamento e da experiência humana, transcendendo estas relações para o cotidiano.