Notícias

Não perca nenhuma novidade!

Acompanhe de perto as notícias sobre a Mind Lab para conhecer nosso trabalho no Brasil e no Mundo.
Data 21/12/2015
Maceió participa da avalição do Projeto MenteInovadora

1908 Mentes Inovadoras - MF (1)

Cerca de 3745 alunos do Ensino Fundamental, dos 5º e 9º anos, de 41 escolas da Rede Municipal estão participando de uma moderna e inovadora avaliação integrada para analisar as proficiências cognitivas, além dos níveis de habilidades socioemocionais e as suas potencialidades para resolução colaborativa de problemas. A avaliação do Projeto MenteInovadora é aplicada por meio de uma plataforma online, que levantará dados sobre seu desempenho não apenas em Matemática e Português, como também em fatores como ansiedade, criatividade, resiliência, capacidade de administrar recursos, estratégias de estudo, planejamento e capacidade para resolução de problemas em grupo.

 

Todas essas competências primordiais estão alinhadas com a Matriz Saeb (Sistema de Avaliação do Ensino Básico) e são requeridas durante a avaliação da Prova Brasil, principal exame nacional do Ensino Fundamental, que acontecerá neste ano, em novembro, e que serve de parâmetro para composição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Além de preparar os estudantes para um exame nacional tão importante, a avaliação possibilitará que alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, vice-diretores e equipe gestora possam verificar oportunidades de melhoras e potencialidades no processo de aprendizagem.

 

A aplicação acontece em parceria com a Mind Lab, responsável pelo Programa MenteInovadora, que está em Maceió desde 2013 A partir de jogos de raciocínio, utilizados com intencionalidade, métodos metacognitivos e mediação da aprendizagem (para a qual os professores da rede são habilitados), a metodologia estimula o desenvolvimento de uma série de habilidades e competências necessárias para o mundo moderno, que hoje se refletem nos principais exames brasileiros e mundiais, como o Pisa, por exemplo.

 

Para a secretária de Educação, Ana Dayse Dorea, a iniciativa é fundamental para o alinhamento das novas necessidades educacionais. “Maceió possui uma política de educação que visa a formação integral do estudante. Projetos como o MenteInovadora nos auxiliam nesse processo de desenvolvimento integrado”, afirmou.

 

Para Emílio Munaro, diretor- executivo da Mind Lab, essa avaliação diagnóstica, em campo, junto aos alunos, é essencial para acompanhar o desenvolvimento das crianças e dos jovens. “Os alunos de Maceió estão tendo contato com uma metodologia inovadora e que, por meio destas avaliações, nos mostra sua eficácia e fornece dados e informações para a equipe gestora que acredita e apoia o projeto”, destacou.

 

“A diminuição da evasão escolar, menos dispersão em sala de aula, além da melhora do comportamento dos alunos são evidências que se percebem claramente, no entanto, o melhor desempenho em Matemática e Língua Portuguesa são essenciais para demonstrar, de fato, o impacto Programa MenteInovadora na Rede Pública de Maceió. Por isso, acompanhar os resultados nas provas brasileiras e nas avaliações internas trará ganhos duradouros na educação do município”, finalizou Munaro.

 

Para acessar a matéria na íntegra, clique aqui.