Notícias

Não perca nenhuma novidade!

Acompanhe de perto as notícias sobre a Mind Lab para conhecer nosso trabalho no Brasil e no Mundo.
Data 21/12/2015
Alunos do município participam de avaliação e se preparam para a Prova Brasil

Alexandre Quintans

407 alunos, do 9º ano, de 11 escolas da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa participaram no mês de junho a agosto da Avaliação Diagnóstica Integrada promovida pela Empresa Mind Lab Brasil. Os resultados foram apresentados na manhã desta terça-feira (29), na Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) de João Pessoa pela gestora de relacionamento Mind Lab Brasil, Mariza Augusta.

 

Os alunos participaram de um simulado online onde foram avalizados em duas matrizes principais: o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) onde foram trabalhados componentes da Língua Portuguesa e Matemática e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) que trabalhou a nível de motivação, ansiedade, relação colaborativa dos alunos que é o trabalho em equipe.

 

O objetivo é ter uma avaliação diagnóstica inicial de como o aluno se comportaria na avaliação da Prova Brasil, que será realizada no mês de novembro. Com isso, é possível saber em qual indicador os alunos estão tendo êxito e quais os indicadores que apontam maior fragilidade pra potencializar e direcionar o planejamento e a formação dos professores.

 

De acordo com Mariza Augusta, os indicadores mostraram que João Pessoa teve um avanço na média em relação ao último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em 2013, onde a média era de 3.6. Com a Avaliação Diagnóstica Integrada a média geral seria de 4.0. As escolas Violeta Formiga e a Cônego João de Deus conseguiram se destacar na avaliação das duas matrizes.

 

“Saímos daqui felizes com o resultado de João Pessoa, com o desempenho dos alunos que estão em evolução. Isso tudo é fruto do trabalho da gestão, de uma formação continuada dos docentes, de planejamento, direcionamento e ações dialogadas para elevar o desempenho desses alunos”, disse a gestora de relacionamento da Mind Lab Brasil.

 

Com os números em mãos a Sedec irá fazer uma análise o que irá permitir formatar o planejamento para o próximo ano. “Nós temos o retrato fiel de como vai seguir a partir de agora toda a organização do ponto de vista da formação dos professores especialistas e gestores”, disse o Diretor de Gestão Curricular da Sedec, Gilberto Cruz.

 

Para conferir a matéria completa, clique aqui.